Rotas atlânticas
Quando escrevi “A descoberta dos chícharos” nos Gastronautas não fazia ideia da importância desta leguminosa na história do povoamento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Afinal, não são só as terras de Sicó - Alvaiázere que produzem esta leguminosa.
Sobretudo no Porto Santo, a cultura do chícharo teve desde o início do povoamento da Madeira um papel fundamental, por ser de sequeiro e se adaptar bem ao tipo de solo.
No início do século XX, o chícharo praticamente desapareceu da Ilha mas nos últimos anos tem sido reintroduzido com sucesso. Para isso contribuiu a consciência da necessidade de desenvolver destinos gastronómicos sustentáveis e apoiar a produção de alimentos nutricionalmente relevantes adaptados aos solos e clima.
Aqui estou, pois, a pôr tudo em pratos limpos.
Foi no Festival gastronómico Saborea Madeira, edição de 2023, que descobri o chícharo “autonómico”, depois de inúmeras visitas à Ilha.
O chícharo é uma das oito rotas identificadas como linhas de trabalho para desenvolver o turismo gastronómico, sustentável e autêntico deste arquipélago da macaronésia.
Além do chícharo, as restantes rotas são dedicadas ao pão, tubérculos, cuscuz, mariscos e moluscos, peixe, fruta e doçaria conventual. Seguindo estas rotas, podemos partir à descoberta da história da ilha e do seu povoamento ao longo dos últimos seiscentos anos. E conhecer o sabor único apurado por muitas gerações, de uma terra que em cada bago de chícharo que produz põe tudo quanto é.
Valorizar a cozinha vulcânica e divulgar a qualidade dos produtos insulares é um desígnio. O turismo gastronómico desempenha cada vez mais um atrativo cultural e desempenha, ao mesmo tempo, uma oportunidade de promover localmente atividades produtivas ligadas à sustentabilidade económica e social de territórios ultraperiféricos.
Façamos um brinde, com cálice de Madeira, às oito rotas gastronómicas e a toda a cadeia que trabalha para que esses alimentos cheguem até nós.
Sugestão musical: Embalo, de André Santos
Nota: Os Gastronautas participaram no Festival Gastronómico Saborea Madeira a convite da Acif.